Ideias

Nesta secção serão apresentadas sugestões de trabalho que abrangem os diferentes domínios de intervenção da biblioteca escolar.
As sugestões são uma adaptação dos seguintes livros:

Tips and other bright ideas for elementary school libraries.Volume 3/ Sherry York, editor
Tips and other bright ideas for secondary school libraries. Volume 3/ Sherry York, editor




Ofereça um “CARE package” aos professores novos


No início do ano letivo, distribua um pacote de cuidados essenciais aos professores acabados de chegar. Pode incluir alguma informação geral sobre a biblioteca, ideias de como trabalhar em articulação com o professor bibliotecário, o endereço do site/blogue, entre outras coisas. Não se esqueça de inserir também umas prendinhas: um post-it, uma pen, uma caneta de quadro eletrónico, clipes e, porque não, uns chocolates ou umas línguas-de- gato. Os professores vão gostar!

Domínio: Articulação com os professores ____________________________________________________________


Resultado de imagem para livros na paredeA parede da leitura

Providencie para que uma parede da biblioteca possa ser utilizada para os alunos colocarem os títulos/capas dos livros preferidos! Cada período é dedicado a um nível de ensino. Os alunos escrevem um resumo de duas ou três frases sobre o seu livro preferido (sem dar informação sobre o final). Juntamente com o resumo, o aluno coloca também o nome. ____________________________________________________________

Pergunta da semana

Todas as semanas promovo a PERGUNTA DA SEMANA.Coloco a pergunta no placard da biblioteca e noutros sítios da escola. As perguntas podem ser relacionadas com:
  • a época do ano
  • acontecimentos gerais
  • os conteúdos de uma disciplina que estão a ser lecionados
  • curiosidades
  • uma área específica do saber
Os alunos escrevem a resposta num papel (os pedaços de papel podem estar numerados de 1 até xxx), identificam-se e colocam-na numa caixa. O primeiro a responder utiliza a folha nº 1, o 2ª, a folha nº 2 e assim sucessivamente. Existe apenas um vencedor por semana. Ganha o primeiro que entregar a resposta certa. Os prémios podem incluir  um frasco de verniz, lápis, agendas, ... tudo que fizer sentido para a idade do aluno.

Domínio: Promoção da leitura

__________________________________________________________________
Alunos no papel de professores

Aprender a usar o computador. Usar o computador para aprender.
Depois de ter ensinado a um aluno determinado procedimento no computador, da próxima vez peça-lhe para ser ele a utilizar os seus novos conhecimentos junto de alunos que precisam de saber a mesma coisa. O ensino entre pares contribui para o aumento da autoestima e ajuda a consolidar as aprendizagens.

Domínio: Utilização da tecnologia na biblioteca
_________________________________________________________________
Canto da "Troca de revistas"



Para levar os jovens a ler mais, convide-os as partilhar artigos de revistas. Os participantes podem dar a sua opinião sobre os artigos preferidos no blogue da biblioteca, no jornal da escola, na newsletter da biblioteca...

Domínio: Promoção da leitura
_________________________________________________________
Apoio ao aluno

Nem todos os alunos que têm de fazer trabalhos de pesquisa pedem apoio ao professor bibliotecário para encontrar informação sobre o tópico que estão a trabalhar. Porém, o professor bibliotecário pode conhecer a base de dados certa, o livro ideal ou a enciclopédia com a referência exata. Como é possível chegar a todos os alunos? Este ano, pedi a alguns professores para recolherem o email dos seus alunos, bem como os temas que estavam a tratar na disciplina. Na altura certa, os alunos ficaram surpreendidos ao receberem na sua caixa de correio uma mensagem do professor bibliotecário com sugestões de recursos e estratégias que os ajudavam a realizar os seus trabalhos de investigação.


Domínio: Pesquisa da informação
________________________________________________________________

Utilizar a Internet para promover os livros


Ultimamente, utilizamos as novas tecnologias com bastante frequência para promovermos a nossa coleção em formato impresso. Quando os alunos leem/consultam alguns livros, pedimos-lhes para fazerem um breve resumo sobre os mesmos. Juntamos vários resumos e imagens digitalizadas das capas e fazemos a sua promoção na página da biblioteca.Quando o utilizador acede a uma imagem do livro, pode ler também o resumo escrito pelo aluno, devidamente identificado. Se conseguirem juntar vários resumos, podem atualizar a página todas as semanas.


Domínio: Utilização da tecnologia na biblioteca escolar
_________________________________________________________

Referências bibliográficas

Foto: ES Dr. Francisco Fernandes Lopes

O conceito de referência bibliográfica pode não ser fácil para alguns alunos. Experimente fazer um abordagem diferente a este assunto, consciencializando os alunos para a importância de fazer as referências bibliográficas de forma exata e correta. Faça um caça ao tesouro. Distribua referências bibliográficas de fontes diferentes pelos alunos e peça-lhes para encontrarem os tesouros certos: livros, enciclopédias online e impressas, revistas, bases de dados online, páginas Web ou CD-ROM.


Domínio: Competências biblioteconómicas
______________________________________________________________


Mapa temático

A biblioteca escolar é o local ideal para colocar um mapa com os temas que são tratados durante o ano letivo, por nível e turma. Peça ao professor que lhe envie, todos os meses, por correio eletrónico, os temas principais ou unidades didáticas e organize-os numa tabela ou cartaz, de modo a que fiquem visíveis para os restantes professores, órgãos de gestão e pais. Este mapa é uma estratégia para economizar tempo. Permite ao professor bibliotecário estar informado e ajuda os professores a sugerir livros e outros recursos específicos para cada unidade.


Domínio: articulação com os professores
_______________________________________________________________